domingo, 5 de julho de 2009

Terras da Beira...


A ADLTB – Associação de Desenvolvimento Local Terras das Beira, é uma associação privada sem fins lucrativos. Criada recentemente, a associação nasceu da tomada de consciência de um grupo de amigas da região das debilidades e oportunidades do território (desertificação versus valores paisagísticos/ambientais e culturais) e de uma análise dos contextos que motivam a procura de novas práticas ligadas ao turismo cultural, patrimonial e de natureza. Segundo Paula Reis (Presidente da ADL Terras da Beira), esta emana da necessidade sentida, em criar uma estrutura dinâmica e inovadora, capaz de desenvolver e promover novas formas de actuação/intervenção no desenvolvimento local, com base nos recursos endógenos do mundo rural. Sendo que, a sua área de intervenção, insere-se administrativamente na Região Centro (NUT II) e na sub-região Beira Interior Norte – Beira Alta (NUT III), parte Noroeste do Distrito da Guarda, mais especificamente nos concelhos de Mêda, Trancoso e Pinhel – intervindo numa área de cerca de 1146 Km². Ao nível de parcerias, o seu principal parceiro é uma unidade de Turismo em Espaço Rural - Casa dos Moinhos de Aveia, com a qual trabalham directamente, articulando as suas actividades com a oferta de alojamento.
Terras da Beira é constituída, por uma direcção com formação superior na área da Sociologia, Gestão (especialização em Empreendedorismo e Inovação) e Turismo(especialização em Turismo e Desenvolvimento).

É objecto social da ADLTB promover o desenvolvimento local, através da promoção dos recursos endógenos na área da valorização do património cultural, preservação ambiental, promoção sócio-cultural e promoção de unidades de turismo em espaço rural (T.E.R.).

2 comentários:

  1. Desconhecia a vossa existência, mas dou desde já os meus sinceros parabens pelo projecto. Do meu ponto de vista ha de facto necessidade deste tipo de projectos desta natureza para territórios do interior de Portugal. Desejo felicidades para a vossa associação e espero ver muitas iniciativas por terras de Mêda.

    ResponderEliminar
  2. Apresento os meus parabens a direcção da Terras da Beira por esta iniciativa e muito em especial a Paula. Em primeiro lugar pela criação da Associação numa perspectiva de desenvolvimento local e em segundo pela apresentação destas temáticas tão interessantes que revelam o nosso interior e mais especificamente as beiras. São de factos pessoas como voces que o nosso território precisa, de gente que goste da sua terra e quer trabalhar com todas as suas forças para um amanhã melhor. Felicidades

    ResponderEliminar