quarta-feira, 15 de julho de 2009

Parcerias locais: uma estratégia eficaz e viável para o desenvolvimento local?

Serão as parcerias locais ou de base territorial uma estratégia efectiva no combate à desertificação e exclusão social? Esta é uma pergunta que todos os agentes que trabalham na intervenção social já colocaram a si próprios. Hoje em dia as parcerias emanam como instrumento organizacional privilegiado pela quase totalidade, dos programas e projectos de intervenção nesta área. O forte ritmo que sem tem vindo a impor, levou a que nos últimos anos houvesse uma crescente obrigatoriedade da constituição de parcerias mais ou menos formalizadas em todas as vertentes de intervenção. Ouvimos todos os dias falar de parcerias e ainda não as definimos....ou seja...de que é que falamos quando falamos em parcerias?
Podemos definir Parceria Local ou de base territorial como....uma estrutura organizacional para a definição e implementação de uma serie de políticas, que mobiliza e congrega uma variedade de interesses e compromisso de um conjunto de parceiros em torno de objectivos comuns acompanhado de uma programa de acção para fazer face ....! esse entendimento da parceria pressupõe perspectivar o desenvolvimento local através de uma abordagem multi-sectorial, que implica uma forte capacidade de negociação e de concertação entre os diferentes actores/agentes locais envolvidos.
É fundamental tentar compreender porque resultam umas parcerias e outras não, já que me parece que hoje a questão que se coloca não é se "sim" à parceria, mas fundamentalmente "como" e "para quê" a parceria.

Sem comentários:

Enviar um comentário