O Desenvolvimento Local aparece como uma consequência da ineficácia e desadequação de políticas económicas. Aparece, de dentro para fora, por necessidade das comunidades rurais situadas à margem das grandes políticas económicas, aparentemente sem possuírem os recursos necessários ao desenvolvimento, pelo menos segundo o sistema económico que os define e que determina o seu valor e, com o objectivo de evitar/combater a marginalização e o declínio a que são condenadas.
O Desenvolvimento Local é sobretudo uma forma de pensar e de abordar as questões de desenvolvimento. É um processo dinâmico, alimentado por atitudes e comportamentos focados em acções. Os próprios actores de desenvolvimento local são os seus beneficiários, não havendo receita nem modelo que possa transmitir de um processo a outro sem adequação ao contexto local.
Os processos de desenvolvimento local têm por base o território e a identidade cultural do local e são baseados na valorização dos recursos locais nas suas diferentes formas. São evolutivos, podem e devem ser ajustados em andamento.
Nesta visão de desenvolvimento local, a melhoria das condições económicas da população sendo uma das partes integrantes do processo e um dos seus objectivos, é importante. Mas é igualmente importante a participação e consciencialização dos elementos da comunidade e do exterior num processo e de estabelecimento de relações.
Sem comentários:
Enviar um comentário