sábado, 6 de novembro de 2010

Turismo em espaços rurais e naturais

A procura turística em espaços rurais multiplica-se sucessivamente, ano após ano, em diversos formatos. Nuns casos verifica-se a conquista dos valores culturais e naturais existentes, e a adaptação da procura à oferta autóctone, mais ou menos valorizada. Noutros observa-se a transformação do território, para responder a modelos estereotipados, que ficam bem, ou mal, em qualquer lado. São dois modelos, entre outros, que poderão ter objectivos de desenvolvimento turístico distintos, mas que tipicamente respondem a estratégias de desenvolvimento diferentes.
É preciso discutir o que se quer e apontar pistas e caminhos que valorizem o potencial turístico oferecido pelos espaços rurais e naturais de Portugal, ainda tão cheio de oportunidades, mas também tão ameaçado pelos mais diversos riscos: de intervenção acelerada ou abandono chocante. A importância da potenciação turística destes espaços reside a todos os níveis e poderá satisfazer todas as vertentes de sustentabilidade: ambiental, social, económica.
Torna-se indiscutível o potencial do turismo como actividade económica no percurso da sustentabilidade dos espaços rurais e naturais!

Sem comentários:

Enviar um comentário