terça-feira, 19 de abril de 2011

O mercado turístico

No mercado turístico, tal como em qualquer outro, há que compreender como funcionam as forças em presença - oferta e procura - acrescento, contudo, no caso particular do mercado turístico, que a existência de alguns comportamentos singulares, quer do lado da oferta, quer do lado da procura, obrigam a uma mais atenta consideração das respectivas funções oferta e procura em causa.
No seio nuclear de uma família, considerada enquanto unidade de consumo, o "turismo" é apenas um dos inúmeros bens e serviços integrantes do seu cabaz de consumo. Na verdade, o consumidor, por estar sujeito a uma restrição orçamental, faz escolhas de consumo que são também renúncias, ou seja, por cada escolha que faz, o consumidor incorre num custo consumo (de outro bem) que não pode ser realizado porque o seu rendimento é finito (restrição orçamental).

O consumidor, enquanto agente económico, tem assim um cabaz de consumo que incorpora todas as suas escolhas, onde aplica o rendimento auferido. Essas escolhas são reveladoras da sua função de preferências, estando entre elas - ou não - produtos turísticos.

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