sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Que o impossível se torne provável!


É assim que muitos dos estudiosos encaram a animação turística como animaçao sociocultural. A relação entre turismo e animação turística tem um cunho marcadamente mercantilista, como seja, a necessidade do mercado turístico em ocupar o tempo de estadia do turista, distender a duração da estadia e fidelizar o turista.

Além disso a animação turística, seja, ao nível dos hotéis, casas de TER, por empresas específicas ou pelas comunidades receptoras de turistas, tem outra dimensão que é a possibilidade de criar um espaço de enriquecimento intercultural, entre locais e visitantes.

Isto implica que os principais agentes encarem a animação não só como um simples negócio turístico, mas também como uma oportunidade de intercâmbio que contribui para o entendimento mútuo entre pessoas vindas de diferentes universos sociais e culturais.

Perante ao exposto, entendemos que a animação turística deve ser entendida como um dos âmbitos de animação sociocultural, tendo como filosofia, fundamento da acção, a comunidade residente receptora que,no acto da relação e da partilha, se apresenta em toda a plenitude do seu ser, evidenciando e partilhando com o outro o seu saber e saber fazer, sabendo estar, aprendendo juntos.

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